sexta-feira, 30 de julho de 2010

PERGUNTAA...

Clarice Lispector disse uma vez que achava fascinante ser inteligente e não saber tudo, porque assim, viveria em eterno aprendizado. Pois bem, eu que pensei que sabia de muitas coisas, hoje, com uma simples pergunta, percebi que não sei de quase nada.
Passei a semana toda rodeada por crianças. Diferentes idades, tamanhos, pensamentos... e uma garota de dez anos, que ficou mais perto de mim esses dias, me fez uma pergunta simples, mas que confundiria a cabeça de qualquer um...
A pergunta foi a seguinte: “Tio, o que é amar alguém?”
A primeira coisa que veio em minha cabeça foi: ‘mas oras, porque uma menina da sua idade quer saber isso?’ – só que o problema é que ela realmente queria uma resposta, e pela forma que ela me olhava, não ia bastar um simples ‘nãosei’
Respirei fundo e comecei a pensar, e pensar, e pensar... E não veio NADA, absolutamente nada em mente pra eu dizer a ela. Eu poderia falar que amar alguém é querer estar com a pessoa 25 horas por dia, é pensar nela, é dividir com ela sua vida, é querer que ela participe ativamente do seu cotidiano, é querer que ela confie em você, é conquistá-la, é querer fazer ela rir, é fazer planos (mesmo que eles falhem as vezes), é sonhar com ela, é lembrar dela sempre, é tentar fazê-la feliz apesar dos pesares... amar alguém é... não! Não, não e não! Como eu ia dizer tudo isso pra uma criança e esperar que ela entendesse tudo, sendo que às vezes nem nós, os dito, ‘grandes’ entendemos?
Ela continuava me olhando, com os olhos apertados e aquela cara que só os pequenos sabem fazer... e eu lá, sem saber o que falar... Eu poderia também ter lhe falado que amor, amor de verdade, é o que ela sentia quando olhava pra mãe dela, quando o coração dela pulsava forte quando ela o abraçava bem apertado, e quando os dois sorriam juntos. Isso é amar alguém... mas não seria o bastante, não seria a resposta que ela esperava ouvir...
Então, eu finalmente dei a melhor resposta que podia ter dado, e me arrependo muito de não ter pensado nela antes; Peguei a menina pela mão e levei-a até o jardim e, então perguntei: O que você vê? – ela ficou confuso, e respondeu: - flores, arvores, algumas plantas... por que? - olhei em sua direção e novamente perguntei: e lá em cima, o que você vê? – ela então olhou para cima e voltou a olhar para mim. – Hm.. o céu.. – respondeu ainda confuso.
- Bom, você acreditaria se eu dissesse que lá em cima tem alguém que ama tanto você, que deu o próprio filho dele pra morrer em seu lugar? – ela me olhou espantado, como se eu tivesse dito a pior coisa do mundo. Então, eu continuei. – ele te conhecia bem antes de você nascer, e já te amava muito desde o começo. Ele não mede esforços pra te fazer feliz e faria e faz qualquer coisa por você... você acredita?
Ela não disse nada, apenas me abraçou bem forte e agradeceu pela resposta. Não sei se consegui fazê-lo entender ao certo o que é amar alguém, mas garanto que eu, aprendi direitinho o que isso significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário